Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado em São Pedro da Aldeia

Secretária de Ação Social destaca que a data é importante para o combate ao machismo e outras maneiras de exclusão social e violência ligadas às questões de gênero


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia realizou nesta terça-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, palestra sobre a luta contra o preconceito aos gêneros sexuais. De acordo com a responsável pela pasta, Ester Marques, o município tem trabalhado bastante o engajamento nas questões voltadas para o público LGBT, tanto que criou uma coordenadoria para atuar de forma mais consistentes nas políticas públicas.

 

"Combatemos todas as formas de preconceitos. Trabalhamos de forma técnica, realizamos eventos de conscientização, palestras, participação ativa junto a sociedade, por meio de ações sociais. Não poderíamos deixar de falar da importância da data, pois chama a atenção para o combate ao machismo e outras maneiras de exclusão social e violência, devido o gênero sexual ", disse a secretária de Assistência Social e Diretos Humanos, Ester Marques.

 

A criação data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres, sem deixar de lado a importância da luta por uma geral igualdade entre os diferentes gêneros sexuais. Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher.

 

A data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

 

A partir de então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando a homofobia.

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias